quarta-feira, 13 de junho de 2012

ENTREVISTA: A MÃE DE RAUL SEIXAS

Um dia após o enterro de Raul Seixas, estive com a família dele em Salvador e perguntei ao pai, à mãe e ao irmão dele, triste/preocupado e tenso: "Tinha que ter sempre alguém com Raul para ele se cuidar direito e tomar seus remédios corretamente" (naquele final de semana ele não tomou insulina e abusou ainda mais da bebida). Dona Eugênia me olhou com piedade e disse: "Raul era impossível, meu filho"...  

O Trem das 7 - A senhora e seu esposo têm vontade de, algum tempo depois, levar os restos mortais de Raul para a chácara de vocês em Dias D'ávila e lá fazer uma espécie de museu para visitação?

Dona Eugênia - Não pretendemos remover o corpo de Raulzito do Cemitério Jardim da Saudade. A sepultura é perpétua - até hoje muito visitada e sempre florida pelos fãs e por nós.

O Trem das 7 - Por que o corpo de Raul Seixas não foi embalsamado, para que mais fãs tivessem condições de vê-lo pela última vez?

Dona Eugênia - O corpo dele foi embalsamado em São Paulo e ficou 24 horas em velório, no Salão Nobre do Palácio das Convenções, no Anhembi. Veio no dia seguinte para Salvador, sendo sepultado aqui à tarde, após 2 horas de velório.

O Trem das 7 - Qual é a música de Raul Seixas que a senhora gosta mais?

Dona Eugênia - Entre as muitas que adoro, a música que mais me toca é "Medo da Chuva", por razões sentimentais.

O Trem das 7 - É sabido que seu filho nunca ligou para dinheiro (como todos os anarquistas), fale algo sobre isso.

Dona Eugênia - É verdade; Raulzito não ligava para nada material - principalmente dinheiro. Nunca trazia dinheiro no bolso. Tudo que tinha era colocado no Bradesco e regido pelo advogado dele, pela esposa que estava com ele e, por último, por Dalva, sua secretária.

O Trem das 7 - Os direitos autorais de Raul Seixas ficaram para as 3 filhas dele?

Dona Eugênia - Sim, tudo referente a dinheiro, os direitos autorais pertencem as suas 3 filhas. Tudo isto é controlado pelo juiz de menores, pois as 3 são menores de idade. Atualmente cada uma delas recebem 10 salários mínimos em dólares e alguns extras de vez em quando.

O Trem das 7 - Das 5 mulheres na vida de Raul, qual a senhora acha que ele gostou mais?

Dona Eugênia - Embora ele tenha amado a cada uma delas, a que mais ele amou foi a primeira, Edith (a mãe de Simone). Ele sempre me dizia isto - inclusive que se arrependeu, depois que a deixou ir embora. 

O Trem das 7 - Que sonho Raul Seixas tinha e não realizou, ou ele realizou todos?

Dona Eugênia - Ver a filha Simone, que foi para os Estados Unidos com 5 anos e não teve mais contato com ele. Ele chorava quando falava sobre ela. Morreu com essa mágoa. Artisticamente, ele desejava muito fazer um filme (achava que seria um bom artista de cinema); gravar a ópera "Opus 666", que ele estava escrevendo para gravar em fins de 1989.

O Trem das 7 - Quais os divertimentos de Raul Seixas quando ia lhe visitar em Salvador?

Dona Eugênia - Ele vinha sempre a Salvador para matar as saudades da família - e sempre se escondia da Imprensa na nossa chácara em Dias D'Ávila (Feira Velha). Tomava banho de rio e montava à cavalo.



*Notas: 1)As razões sentimentais que Dona Eugênia falou deve ter sido o fato de Raul ter abandonado a primeira esposa, Edith, sem nenhuma justificativa, e sua mãe gostar muito dela - além de reprovar este ato. 2)Essa entrevista foi feita por carta e o texto é, integralmente, o que Dona Maria Eugênia escreveu.3)Dona Maria Eugênia Santos Seixas faleceu em 2003 e está enterrada num túmulo ao lado do filho Raul, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, Salvador, Bahia.


Por Alexandre Seixas - Publicado no Fanzine "O Trem das 7" nº 25 - Recife, Maio/1991. Fotos: Tania Menna Barreto/Google.


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado. Em breve,publicarei meus papos com Raul Seixas.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. ola alexandre tudo bem com vc cara eu sou jean fãs do cantor raul seixas gostaria de saber ser vc tem o video completo do velorio do raul seixas ou foto ser tive entre em contato comigo por email jeandejesus222@hotmail.com abraço

    ResponderExcluir
  3. PARABENS ALEXANDRE ,PELO SEU TRABALHO COMO MÚSICO E PELA SUA CONTRIBUIÇÃO EM MANTER ETERNO ESSE GRANDE ÍDOLO DO ROCK BRASILEIRO QUE É RAUL SEIXAS E PELA AS INFORMAÇÕES AOS JOVENS QUE NÃO CONHECERAM RAULZITO,VALEU!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir